Seu browser não suporta JavaScript!

27/06/2008 | Agência Câmara

Subcomissão acompanhará candidatura do Rio

Integrantes da Comissão de Turismo e Desporto irão acompanhar e participar dos preparativos para a candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A criação de uma subcomissão especial com esse objetivo, pedida pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), foi aprovada ontem. O grupo trabalhará em conjunto com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e com os governos municipal, estadual e federal.

Na avaliação de Otavio Leite, esse é um assunto de interesse nacional, devido ao volume de recursos que a União cederá para a melhoria da infra-estrutura destinada aos Jogos e para ações integradas entre as três esferas de governo. A União concedeu um crédito de R$ 85 milhões para a confecção do dossiê de candidatura que a cidade do Rio de Janeiro apresentará ao Comitê Olímpico Internacional (COI) em fevereiro de 2009.

A subcomissão, de acordo com o deputado, será importante para acompanhar o andamento das providências do Poder Público em relação à candidatura do Rio.

Data

A cidade escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 será anunciada em 2 de outubro do ano que vem em Copenhague, na Dinamarca. O Rio compete com Madri (Espanha), Chicago (Estados Unidos) e Tóquio (Japão).

Segundo o parlamentar, a candidatura do Rio é a oportunidade para o Brasil se consolidar como um país comprometido com o esporte. ´Esse compromisso é extremamente saudável e, ao mesmo tempo, fortalece o potencial econômico e produtivo de todo o processo de organização de um evento de grande porte´, disse.