Seu browser não suporta JavaScript!

04/01/2005 | Jornal Commercio

Suplentes assumem no lugar de prefeitos e vices

Os deputados estaduais que se elegeram prefeitos e vice darão lugar, hoje, a sete novos parlamentares na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A posse será durante a primeira sessão do ano, às 15h, quando também serão convocados dois suplentes.

Tomarão posse hoje Jorge Guilherme Godinho Ferreira, o Sivuca (PSC), Iranildo Campos (PP), Cornélio Ribeiro (PMDB) e José Bonifácio (PDT). Três deputados que vêm desempenhando suas funções como suplentes nos últimos meses também serão efetivados: Doutor Ogando (PSC), Alice Tamborindeguy (PSDB) e Renato de Jesus (PMDB).

Outros dois deputados serão convocados para assumir postos de suplentes nas vagas de parlamentares licenciados para cargos nos executivos municipal e estadual: Walney Rocha (PMDB) e Átila Nunes (PMDB). Também é esperado o retorno do deputado Marcos Figueiredo (PSC), atualmente licenciado e à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Baixada e da Região Metropolitana.

A deputada Alice Tamborindeguy (PSDB) ocupará a vaga que pertencia ao deputado Otavio Leite (PSDB), eleito vice-prefeito do Rio. Até agora, ela vinha exercendo mandato como suplente no lugar do deputado Délio Leal (PMDB), atual secretário estadual de Justiça. Walney Rocha (PMDB), que já foi duas vezes deputado estadual e exerceu dois mandatos como vereador de Nova Iguaçu, também assume hoje, na condição de suplente.

Com a posse de Washington Reis (PMDB) na Prefeitura de Duque de Caxias, assumirá o deputado Renato de Jesus (PMDB). O parlamentar era suplente no lugar do deputado licenciado Eider Dantas (PFL) - atualmente, secretário municipal de Obras. A efetivação de Renato de Jesus e a permanência de Eider na administração municipal do Rio abrem uma vaga de suplente para o deputado Átila Nunes (PMDB).

Saída de Panisset abre espaço para Sivuca

Prefeita eleita em São Gonçalo, Aparecida Panisset (PFL) dará lugar a Jorge Guilherme Godinho Ferreira, o Sivuca (PSC), que volta à Alerj para assumir seu quarto mandato.

Iranildo Campos (PP) ocupará a vaga de Núbia Cozzolino (PMDB), que assumiu a Prefeitura de Magé. Atual vice-prefeito de São João de Meriti, Campos fará sua estréia na Assembléia Legislativa.

O ex-prefeito de Cabo Frio José Bonifácio entrará na vaga aberta pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), que assumiu a vice-prefeitura de Niterói. Já o deputado Cornélio Ribeiro (PMDB) ocupará o lugar do prefeito eleito de Queimados, Rogério do Salão (PL).

Com a eleição de Uzias Mocotó (PMDB) para a Prefeitura de São João de Meriti, assumirá o deputado suplente Doutor Ogando (PSC). O parlamentar vinha desempenhando suas funções na vaga aberta pelo deputado licenciado e atual secretário de Desenvolvimento da Baixada e da Região Metropolitana, Marcos Figueiredo (PSC), que deve voltar à Alerj no início de 2005.

Ao assumir a Prefeitura de Guapimirim, o prefeito Nelson do Posto dará lugar ao líder do Governo, Noel de Carvalho (PMDB). Também entrará na Casa, como suplente, o niteroiense Adroaldo Peixoto (PSC). Segundo a assessoria de imprensa da Assembléia, Gilberto Silva declarou que pretende continuar na Alerj e abrir mão do cargo de vice-prefeito de Duque de Caxias.