Seu browser não suporta JavaScript!

06/12/2013 | Portal do PSDB na Câmara

'Taí um homem que fez a diferença na história!'

Deputados exaltam lições deixadas por Mandela para a humanidade

Parlamentares do PSDB destacaram o vasto legado deixado por Nelson Mandela, ícone da luta pela igualdade racial. Líder da transição que encerrou a política do apartheid em seu país, “Madiba” morreu aos 95 anos. A sua história de vida é marcada por grandes acontecimentos, como a liberdade após 27 anos de cárcere, o Prêmio Nobel da Paz de 1993 e a eleição, em 1994, como o primeiro presidente negro da África do Sul nas primeiras eleições multirraciais de sua nação. Para os tucanos, são muitas as lições que ficam, como a tolerância, a determinação e a defesa da liberdade – aspectos que devem servir de inspiração para a humanidade. Confira abaixo manifestações de parlamentares:

“O mundo chora a morte de Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul. Mandela foi um símbolo de luta contra a segregação racial, o preconceito e a intransigência. Minhas homenagens a um dos maiores líderes!”

Líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP)

“Mandela era o símbolo das lutas contra o preconceito, o representante máximo da luta contra o apartheid! Que a política mundial possa enxergar a historia de vida desse grande homem como exemplo de igualdade, justiça e democracia! Descanse em Paz!

Líder da Minoria na Câmara, Nilson Leitão (MT)

“Nelson Mandela foi um homem extraordinário, um líder que dedicou sua vida a lutar pelos direitos do seu povo, pela liberdade e contra a discriminação racial. Uma luta que todos nós devemos honrar, fazendo-a nossa também. Essa será a melhor forma de homenageá-lo e manter vivo seu exemplo, que engrandece toda a humanidade.”

Senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB

“Com a morte de Nelson Mandela perdemos o maior símbolo vivo da luta pela dignidade humana, pela liberdade e pela democracia. Sua altivez, seu antirracismo e sua generosidade ajudaram decisivamente a terminar com o apartheid na Africa do Sul.”

Fernando Henrique Cardoso

“Mandela se foi mas deixou uma lição de democracia, respeito e determinação. A busca de unir as nações foi uma das suas lutas e essa busca deve ser seguida por todos nós!”

Deputada Andreia Zito (RJ)

“A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo”, Nelson Mandela. Certa vez, Mandela declarou que, nos anos em que ficou preso em Robben Island, os livros eram sua forma de enfrentar a opressão. O mundo perdeu um grande educador, mas seu legado é eterno. Que a paz do Senhor esteja com Mandela e sua família.”

Deputado Izalci Lucas (DF)

FHC e Mandela“Sincera homenagem ao presidente Nelson Mandela, que nos deixa exemplos de honra e luta pela liberdade. Pude conhecê-lo, ainda em 1998, quando esteve no Brasil e foi recebido no Palácio da Alvorada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.”

Deputado Eduardo Azeredo (MG)

“O mundo fica mais pobre de exemplos com a morte de Nelson Mandela, um exemplo na luta contra a discriminação e um defensor da democracia e da paz mundial.”

Deputado Marcio Bittar (AC)

“Nossa homenagem a esse grande ser humano. Vá em paz, Mandela, você fez a sua parte para tornar esse mundo um local melhor para se viver. Que Deus lhe acolha de braços abertos.”

Deputado Pinto Itamaraty (MA)

“Aos 95 anos, Nelson Mandela nos deixa e sua partida, sem dúvida, é uma grande perda. Que sua luta seja um exemplo para nortear os caminhos de todos os que defendem a justiça e a igualdade.”

Deputado Cesar Colnago (ES)

“Taí um homem que fez a diferença na história! Liberdade , tolerância e vida em paz : princípios que devem inspirar a humanidade. Meu respeito e minha admiração : Viva Mandela !”

Deputado Otavio Leite (RJ)

“Morreu Nelson Mandela – uma vida extraordinária – um dos maiores estadistas do século XX. Merece todas as homenagens.”

Deputado Jutahy Junior (BA)

“A morte de Mandela é uma perda para toda a Humanidade. Exemplo de dedicação dos ideais, imensa capacidade de conciliação e dom de perdoar o próximo. Que o exemplo dele sirva, para todos nós brasileiros, vencermos as barreiras do racismo.”

Deputado Rodrigo de Castro (MG)

“Lutei contra a dominação branca e contra a dominação negra. Defendi o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivam juntas em harmonia e oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e conseguir realizar. Mas, se for preciso, é um ideal para o qual estou disposto a morrer”.

Nelson Mandela