Seu browser não suporta JavaScript!

16/08/2005 | Revista Mercado & Eventos

Trade sinaliza grandes expectativas para a Semana do Turismo no Rio, em outubro

Aconteceu ontem (16/08), no Palácio Guanabara, no Rio, o lançamento da Semana do Turismo, que acontecerá na cidade em outubro, entre os dias 24 e 30. Neste período, dois grandes eventos irão movimentar o trade brasileiro: 2º Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável (de 24 a 26 de outubro) e Feira das Américas - Abav 2005 (de 26 a 30).

O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, prestigiou a solenidade, ressaltando que o Fórum não é uma organização do governo e sim da sociedade civil.

- O governo é um parceiro. A idéia é formar, ao lado do Instituto de Hospitalidade, organizador do evento, da ONU [Organização das Nacões Unidas] e de todo o trade do Brasil, uma corrente de dezenas de elos que estão cada vez mais fortes para que nós possamos, através destes eventos, discutir como resolver os problemas brasileiros.

Um dos principais temas a serem debatidos no Fórum é o combate à exploração sexual infanto-juvenil no Turismo. Mares Guia informou que 11 ministros de Turismo da América do Sul estarão presentes para formar uma ´corrente de energia para enfrentar esse problema que é mundial´.

Sérgio Foguel, presidente da Fundação Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável, ressaltou como ponto essencial do Fórum o fato de ser um movimento mundial. ´Justamente por isso, ele não pode ser decorrência de apenas um protagonista. O Fórum exige uma sinergia de todos os setores da sociedade´, disse.

No ano passado, o Fórum Mundial para a Paz reuniu em Salvador (BA) 3.200 profissionais de 62 países, 156 palestrantes e debatedores, além do relato de 50 casos, de 38 países, com exemplos de turismo sustentável.

João Martins, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens, afirmou que a Semana do Turismo no Rio sinaliza tempos de parceria.

- O Congresso da Abav e a Feira das Américas atuam como facilitadores da interação da cadeia produtiva do Turismo, ampliando a geração de negócios no setor. Quem participa do evento, tem oportunidade de se atualizar e entrar em contato com as novas tendências do mercado.

Segundo Martins, as ações presentes no Fórum serão levadas para as mesas de debate do 33º Congresso da Abav. O presidente da entidade vive ainda a expectativa de realizar o maior congresso de todos os tempos, em virtude do número de inscritos até o momento: 2.500 em 20 dias.

A governadora do Rio, Rosinha Garotinho, comemorou a escolha da cidade para os dois eventos, acrescentando que ´o turismo não está dissociado do desenvolvimento econômico e da infra-estrutura´. A governadora destacou investimentos em energia, estradas, saneamento básico, capacitação profissional e ainda os R$82 milhões aplicados na reforma do Maracanã com vistas ao Pan-Americano de 2007.

Prestigiaram o lançamento as seguintes autoridades: secretário-executivo do Ministério do Turismo, Márcio Favilla; vice-prefeito do Rio, Otavio Leite; secretário municipal de turismo do Rio, Ruben Medina; secretário estadual do Rio, Sérgio Ricardo de Almeida; presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Eraldo Alves; diretor de Turismo de Lazer e Incentivos da Embratur, Airton Pereira; secretária Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Maria Luisa Leal; presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Nuzman, dentre outros.