Seu browser não suporta JavaScript!

13/10/2009 | Asscom Dep.Otavio Leite

Turismo debate divisão de recursos destinados ao esporte

Por iniciativa do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), a Comissão de Turismo e Desporto promove mesa-redonda para debater a divisão de recursos destinados ao esporte com representantes do CONFAO (Conselho Nacional de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos). O encontro será às 14h desta quarta-feira (14/10), no plenário 5.

Fazem parte do conselho os seguintes clubes: Corinthians, Fluminense, Vasco da Gama, Flamengo, Grêmio, Minas Tênis Clube, Esporte Clube Pinheiros, Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA).

O CONFAO nasceu reivindicando o acesso desses clubes aos recursos públicos destinados ao desporto. Para se ter uma idéia, dos 277 atletas que integraram a delegação brasileira nos Jogos de Pequim, 213 foram formados ou são mantidos por clubes sociais.

Em janeiro deste ano o deputado Otavio Leite apresentou projeto de lei (4.614/2009) mudando os percentuais destinados às entidades para acrescentar recursos aos Clubes Esportivos Brasileiros. A proposta do deputado divide o dinheiro oriundo das loterias da seguinte maneira: Comitê Olímpico Brasileiro 55%, Comitê Paraolímpico Brasileiro 15% e 30% para os Clubes Desportivos Brasileiros Formadores de Atletas Olímpicos.