Seu browser não suporta JavaScript!

13/12/2011 | Portal Câmara dos Deputados

Votação da PEC da Música - 02

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 363.1.54.O Data: 13/12/2011

Orador: OTAVIO LEITE Fase: OD Hora: 19:16

O Sr. Otavio Leite - Sr. Presidente, Srs. Deputados, este é um momento importantíssimo desta Sessão Legislativa, quiçá desta legislatura como um todo ou mesmo - por que não dizer? - da história brasileira. Nós temos a oportunidade de fazer justiça a um setor que de há muito reclama atenção dos Poderes Públicos, em especial do Poder Legislativo.

O que se quer tão somente com esta PEC é proporcionar ao povo brasileiro a oportunidade de adquirir esse produto que é um bem cultural de valor incomensurável e é patrimônio do povo brasileiro: a música popular brasileira.

De modo que, em se aprovando esta PEC, nós teremos efetivamente condições de, na ponta, permitir ao povo trabalhador ter acesso a um bem cultural mais barato, seja no CD, seja no DVD do videoclipe, seja na telefonia, que cada vez mais converge como consequência digital dos tempos em que vivemos, seja, inclusive, na Internet. Isso tudo vai oferecer uma oportunidade maravilhosa ao mercado brasileiro, aos novos músicos brasileiros de se instituírem formalmente como empresas e de comercializarem um produto que é fundamental para o povo brasileiro, que é a cultura nacional, a música brasileira. Então, nós do PSDB votamos a favor da PEC.

E quero neste instante cumprimentar todos que permitiram, ensejaram e viabilizaram politicamente esta votação e contribuíram com ela, como V.Exa. e a Deputada Jandira, na condição de Presidenta da Frente Parlamentar. Uma causa, quando muito boa e abrigada no seio dos nossos corações e consciência, vale a luta por todos os cantos. Mas, quando essa causa adquire uma dimensão maior e se torna coletiva, torna-se uma causa de dimensão toda especial.

A música brasileira, os profissionais da música, os artistas nacionais merecem o respeito do Congresso Nacional.