Governo do RJ vai mapear pessoas com deficiência para vacinar contra a Covid-19

Meta é atender a necessidade de cada região e enviar a quantidade correta de doses. Locais de vacinação específicos para a população com deficiência serão definidos. Pedido foi apresentado pelo deputado federal Otavio Leite.

O governo do Rio de Janeiro vai mapear o número de pessoas com deficiência no estado, seus municípios de residência e definir uma distribuição correta de doses da vacina contra covid-19, específicas para essa população.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 21, após um pedido apresentado pelo deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ), que é membro da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Congresso Nacional, em reunião com o secretário de Saúde, Carlos Alberto Chaves, representantes do Instituto Benjamin Constant (IBC), do Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Brasil), da Federação das Pestalozzis e da Federação das Instituições de Pessoas com Deficiência (FEBIEX).

“Esse planejamento é fundamental para que se saiba a ordem de grandeza das pessoas a serem vacinadas e organizar pontos específicos de vacinação, em parceria com as instituições que trabalham pela causa das pessoas com deficiência”, explica o deputado.

Maria Odete Santos Duarte, diretora do Instituto Benjamin Constant, lembrou que pessoas com deficiências visuais precisam usar as mãos. “Torna ainda mais difícil a adaptação durante a pandemia. Trazer essas informações e saber que essas pessoas poderão ter atendimento diferenciado é fundamental”.

“Esse movimento é importante para outras ações da vigilância. Poderemos sentar e conversar com os municípios, que são os responsáveis por realizar as ações na ponta”, afirma Claudia Mello, subsecretária de Vigilância em Saúde.

 

Fonte: Blog Estadão: Vencer Limites 21/01Luiz Alexandre Souza Ventura

https://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/governo-do-rj-vai-mapear-pessoas-com-deficiencia-para-vacinar-contra-a-covid-19/

Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Dedução do imposto de renda  para  famílias com cuidadores

ENTRE EM CONTATO

BRASÍLIA

© 2021 Copyright • Otavio Leite | Feito com muita dedicação por Me Inova. 🚀